twitter

9/30/10

Cão de guarda

Sobre a conciência:

Certa noite em uma casa, enquanto o dono dormia, seu cão ficava de guarda e percebeu algo estranho. Um ladrão rodeava o muro e se preparava pra entrar. Percebendo esse movimento o cão se pôs a latir.
Seu dono dentro da casa acordou e foi ver o que acontecia, mas o ladrão, vendo que despertou a casa, desistiu da tentativa e se escondeu, foi embora. O dono do lado de fora, olha em volta e não vê nada, se irrita com o cão e o repreende por tê-lo acordado.
Umas noites depois o ladrão se aproxima de novo, e todo o processo se repete, o cão avisa o dono, o ladrão foge, e o dono se irrita de novo com o cão por tê-lo acordado e dessa vez bate nele.
Essa cena se repete mais algumas vezes, até que o dono se irrita profundamente com o cão e o espanca, até que finalmente o cão desiste de latir. Acontece que depois disso o ladrão se aproximou e viu que o cão não latia mais, entrou sem ser percebido e encontrou o dono da casa dormindo, o capturou e roubou tudo quanto queria.

Assim também é a consciência que existe em todos os Homens, avisando sobre os riscos e enganos até que nós a disconsideremos e ignoremos a ponto de que ela não queira falar mais.

Alguém sábio teria ouvido por várias vezes o aviso e montado guarda, para saber de que se tratavam tantos avisos e poderia ver com seus próprios olhos o perigo que espreitava.

Quem tem ouvidos para ouvir ouça

No comments:

Post a Comment